Sustentabilidade é compromisso da Okubo com a sociedade

Em seus 50 anos de história, a Okubo evoluiu, acompanhando o cuidado e a responsabilidade que foram herdados de gerações passadas para que também sejam legados para as próximas

Hoje, mais do que nunca, se discute muito sobre Sustentabilidade, e a Okubo coloca em foco a importância das ações realizadas para a adaptação consciente às novas maneiras de utilização dos recursos naturais.

Energia solar

Em fevereiro de 2020, a Okubo inaugurou sua Usina Fotovoltaica. Com mais de 200 placas de captação solar, hoje conseguimos devolver a rede mais de 90% de energia que consumíamos, não só gerando a economia mas também gerando mais energia não poluente para a rede elétrica.

Okubo e seu compromisso com a sustentabilidade
Okubo e seu compromisso com a sustentabilidade

Detalhamento técnico

Durante o dia, os painéis solares chamados de módulos fotovoltaicos captam a radiação solar e geram energia em corrente contínua. Quanto maior a radiação solar, maior será a conversão em energia elétrica. Assim a eficiência da geração se dá ao melhor posicionamento dos painéis solares (sentido norte), sem interferência de sombra.

A energia gerada (em corrente continua) precisa ser passado por um inversor de frequência para que seja adequado ao padrão de instalações da rede local em corrente alternada. Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho ou equipamento elétrico, como motores, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta luz.

Se nem toda energia gerada for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica. Caso a geração não seja o suficiente para o consumo, usufrui-se da rede da distribuidora. A geração pode ser monitorada por aplicativo em tempo real.

Análise ambiental

A energia solar não poluí durante sua geração e uso, fato que a torna a mais adequada para quem pensa no futuro do nosso planeta. Durante a vida útil de um sistema solar (25 anos aproximadamente) o mesmo evita a emissão de carbono para atmosfera, em alternativa à fontes de energias convencionais como térmicas a carvão e queima de combustíveis fosseis, ajudando assim a combater o aquecimento global e desmatamento.